terça-feira, 12 de julho de 2011

PROJETO HORTA SUSTENTÁVEL

                        Professores  Leandro César Gomes
                                                Cinthia Mazzone Moreira


COLÉGIO MUNICIPAL SÃO JOSÉ – SANTOS DUMONT MG


II Ciclo do Ensino Fundamental


Santos Dumont

2011


SUMÁRIO

 1. Introdução................................................................................................................

2. Localização Geográfica.......................................................................................

3. Diagnóstico..........................................................................................................

4. Justificativa..........................................................................................................

5. Objetivos...............................................................................................................

6. Metodologia..........................................................................................................

7. Cronograma ..........................................................................................................

8. Coordenação do projeto....................................................................................



1-Introdução
A destruição do meio ambiente e a precariedade dos sistemas de vida naturais do planeta, vêm sendo reconhecido por diversos segmentos da sociedade
contemporânea. A principal causa dos problemas ambientais está intimamente
relacionada ao desperdício de matéria e energia sendo, portanto um limitador para
o crescimento e manutenção do mercado (ZACARIAS, 2006).
            A escola é um ambiente onde se geram muitos resíduos que são descartados sem nenhum preparo e esse fato confronta com aquilo que tentamos ensinar a nossas crianças no que diz respeito a educação ambiental, já que a educação muitas vezes vem da observância dos exemplos que nos cercam.
           A partir destes questionamentos procuramos, através desse trabalho, reger ações para o controle do desperdício e a manutenção do aprendizado do respeito a vida e ao meio ambiente.
A proposta do projeto Horta Sustentável no Colégio Municipal São José é implantar  uma horta educativa na escola como um instrumento de educação ambiental de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza é compreendida como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente das transformações do mundo em que vive. E mais que isso, o presente trabalho procura incutir nos nossos alunos, noções que a sociedade moderna tem perdido, como ‘’o cuidado’’.De acordo com o filósofo Leonardo Boff, o cuidado é uma "essência do humano" e se apresenta como uma possibilidade numa nova relação entre o ser humano e a natureza. Neste trabalho, esta essência está sempre presente, pois, na horta, temos que cuidar das plantas, da terra, dos animais, da água, do ar e de tudo que nela aparece.


2. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

O Município de Santos Dumont está localizado na Microrregião de Juiz de Fora, na Mesorregião da Zona da Mata, (IBGE), na Zona da Mata mineira à uma distância de 207 km  capital Belo Horizonte.
A área territorial do Município e de 637,38 km², com população total (área urbana e rural) de 47.244 habitantes.
Os municípios limítrofes com o Município são: Juiz de fora, Ewbank da Câmara, Aracitaba, Bias Fortes, Antônio Carlos, Piau e Barbacena. 


3- Diagnóstico
Nós professores de ciências e biologia observamos a necessidade da criação de um laboratório vivo (a Horta ) para que possamos dinamizar nossas aulas e de outros colegas e implantar uma educação ambiental efetiva. Também observamos a notória contradição entre nossos ensinamentos e nossas ações no que diz respeito a quantidade de resíduo gerado dentro do ambiente escolar. Outro fator relevante no diagnóstico desse projeto é a questão dos hábitos alimentares dos nossos alunos. Cada vez mais as crianças e os jovens têm abandonado o consumo de frutas, legumes e hortaliças o que pode comprometer de fato não só o desenvolvimento, mas a saúde como um todo.


4- Justificativa
O projeto horta sustentável tem como premissa básica reforçar e enriquecer a merenda escolar e resgatar o plantio de horta doméstica, colocando o aluno em contato com a terra, permitindo a interatividade da ação educacional na relação direta com o fazer cultural e as relações do homem e a natureza. Além de contribuir para a redução de resíduos orgânicos gerados na cozinha da escola ao passo que esses resíduos serão utilizados para fabricação de adubo a partir da técnica da compostagem.
Pretendemos que este projeto funcione como forte aliado na perspectiva da consagração da proposta política pedagógica do construtivismo o que possibilitará gradativamente a melhoria da qualidade da alimentação de nossos alunos e ao mesmo tempo a mudança de hábitos e gostos alimentares.

5- Objetivos


5.1 - Objetivo principal

Implantar uma horta na escola que possa ser utilizada como mais um instrumento de educação prática para todas as disciplinas.
5.2- Objetivos específicos

*      Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo;
*      Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais;
*      Conhecer técnicas de compostagem;
*      Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
*      Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
*      Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;
*      Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente;
*      Contribuir para a diminuição dos resíduos orgânicos;
*      Complementar a merenda escolar;
*      Cooperar em projetos coletivos;
*      Motivar a criação de outros projetos ligados à política dos ‘’ 5Rs’’ (Refletir,Recusar,Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

6 Metodologia

6.1 Escolha do local
O local será escolhido conforme a disponibilidade de espaço, luz solar, sombra, enfim as condições necessárias ao bom desenvolvimento das plantas.

6.2 Construção do Compostor
Com o uso de paletes de madeira, pregos e dobradiças será construído um compostor onde será colocado o lixo orgânico produzido na cozinha da escola (cascas, talos e bagaços de frutas, legumes e verduras e também restos da merenda servida). Todo esse material orgânico será disposto em camadas na seguinte ordem:

1ª Camada: 10 cm de palha seca para fazer a drenagem;

2ª Camada: 10 cm de capim seco para elevar a temperatura e potencializar à ação dos microorganismos decompositores.

3ª Camada: matéria orgânica

Então, repete-se o processo com capim seco, matéria orgânica finalizando novamente com capim seco.
De dois em dois dias o material deverá ser revolvido e em dias ensolarados ele deverá ser molhado para manter a temperatura ideal.
Depois da realização de todas essas etapas o adubo estará pronto para ser utilizado na horta.


6.3 Construção e Manejo da Horta
Será retirado todo o entulho do local com o objetivo de acertar o terreno.
Os canteiros serão construídos com blocos e cercado com telas e mourões de cimento. Então as mudas serão transplantadas para os canteiros.
Todo o processo de construção, instalação e manejo da horta será realizado pelos alunos dos 8º anos do Segundo Ciclo do Ensino Fundamental e supervisionado pelos professores de Ciências.
O adubo produzido no compostor será utilizado para fertilização do solo visto ser um solo bastante arenoso.
7.4 Cronograma

Fases
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Revisão Bibliográfica
X




Elaboração do Projeto
X
X



Construção da horta

X



Construção do Compostor
X



Manejo

X
X
X
X
Adubação da Horta




X























2 comentários:

  1. Parabéns para o professor Leandro que vem realizando um belo trabalho com a turma do 8 ano B!


    Silvane Botelho

    ResponderExcluir
  2. Muito legal,Parabéns a toda a equipe do Colégio Municipal São José. Tudo que é tratado com carinho e dedicação, é que faz a DIFERENÇA.
    Um grande abraco e obrigada pelo trabalho de todos na ESCOLA.
    Profª Maria de Fátima Mendes
    Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

    ResponderExcluir